quarta-feira, 27 de novembro de 2013

II Congresso Internacional de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia e III Fórum de Direitos Humanos e Cidadania da Amazônia



É com muita satisfação que convidamos à toda comunidade acadêmica, ONG´s, grupos de pesquisa, movimentos sociais, coletivos artísticos e políticos e instituições governamentais a contribuirem com os diálogos que ocorrerão nos próximos dias 04 a 06 de dezembro de 2013, por ocasião do III Fórum de Direitos Humanos e Cidadania e do II Congresso Internacional de Justiça Global e Educaçao em Direitos Humanos, auxiliando-nos a estender o convite à todos os parceiros possíveis para a construção e participação de redes de defesas em direitos humanos.

O Lajusa - Laboratório de Justiça Global e Educação em Diretos Humanos na Amazônia, preocupado em conciliar teoria e prática em suas atividades, traz para esta edição do evento a presença de Mario Lopez Garrelli, representante da Comissão Interamericana de Direitos Humanos - CIDH, que tratará sobre o Informe Latinoamericano acerca dos Defensores de Direitos Humanos Ameaçados de Morte, e ainda, sobre os desafios processuais para a proteção de direitos no sistema interamericano.

Evidencia-se um momento histórico no Estado do Pará, pois será a primeira vez que a Relatoria de Defensores de Direitos Humanos da CIDH virá ao Brasil e, principalmente, se fará presente na Amazônia, através da Universidade Federal do Estado do Pará, articulando politicamente a região norte brasileira à proteção internacional de direitos pelo sistema interamericano.

No exercício deste ato político, o Lajusa, juntamente com movimentos sociais, está preparando o Informe de Violações de Direitos sobre algumas para procedermos ao seguimento processual de denúncia internacional decorrente de nossa realidade marcada pela ofensa ao meio ambiente e populações tradicionais, exploração sexual de crianças e adolescentes e pelos vários crimes conexos aos conflitos agro-ambientais.

Neste sentido, o evento está composto de dois momentos: o III Fórum de Direitos Humanos e Cidadania, pensado em formato de fóruns de debates, para problematizarmos os desafios para a proteção de direitos no Pará, o qual estamos buscando mobilizar uma ampla participação da comunidade acadêmica e dos movimentos sociais; e o II Congresso Internacional de Direitos Humanos destinado aos jogos e as trocas do pensamento crítico-teórico para a proposição de novas metodologias de reconhecimento de fontes de direitos a partir das práticas sociais onde os embates políticos e econômicos ceifadores de vida emergem, principalmente nas áreas de conflito em torno da terra no Pará.

Como tendência dos eventos do Lajusa, a proposta é dar seguimento às discussões iniciadas nas edições anteriores e pensar estratégias para construção estratégias de enfrentamento às violações de direitos decorrentes de processos judiciais problemáticos diante do decisionismo judicial.


Para desenvolver seus objetivos, o Lajusa produz pesquisas em parceria com as Universidades Federais de Pernambuco, Rio de Janeiro, Brasília e Mato Grosso, além das Universidades internacionais de Salamanca, Complutense de Madrid, Valladollid e Frankfurt, agregando psicólogos, pedagogos, cientistas sociais, juristas e filósofos no intuito de disparar resignificâncias da dogmática no reconhecimento de fontes de direitos heterogêneos e em diferentes níveis para a necessária releitura dos moldes formais de vinculação da jurisdição constitucional na busca de reconhecimento e valorização das práticas sociais das parcelas das populações diretamente relacionadas com as áreas de conflito e de violação agressiva dos princípios constitucionais da dignidade humana, como fonte de potência para o reconhecimento dos direitos. 

Assim, nesta busca incessante pelos espaços interinstitucionais e interdisciplinares e de extrapolação dos limites geográficos e culturais, o Congresso que ora anunciamos iniciará o período de debates que fluirá para o convênio internacional com a Universidade de Frankfurt com vistas ao intercâmbio de alun@s e professr@s nesta atividade de pesquisa.

Contamos com a participação docente de nossa universidade e o incentivo destes para a participação discente, com a respectiva compreensão das possibilidades e da importância para a formação acadêmica nas mais variadas áreas de ensino em nossa Universidade, visto que as temáticas e práticas desenvolvidas durante o evento são praticamente mínimas ou nulas no currículo da maioria dos cursos de formação de profissionais e pesquisadores nas chamadas ciências humanas, diametralmente oposto a importância de profissionais e pesquisadores que possam subsidiar a reflexão, a atuação e transformação em direitos humanos na Amazônia.

O Lajusa também lançou no dia 19 de novembro de 2013, o "DHiaLOGOS - local de direitos", como um espaço de vivências interrogativas entre docentes e discentes com vistas a seguirmos coletivamente abertos a este pensamento crítico proposto, e que ocorrerão mensalmente no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UFPA. 

Esperamos contar com a presença de tod@s para a construção de novas parcerias amparadas neste sentimento de comunidade que a Academia propõe.

Comissão Organizadora Lajusa
Grande abraço!

PROGRAMAÇAO 

III FÓRUM DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DA AMAZÔNIA
AUDITÓRIO PROF. JOSÉ VICENTE MIRANDA FILHO - ICJ


02 A 04/12/13

8H – 12H – OFICINA DE GRAVURAS, DIREITOS HUMANOS E INTERVENÇAO URBANA. VAGAS LIMITADAS: 15 PARTICIPANTES.

04/12/13

17H – CONFERÊNCIA DE ABERTURA: “DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS E O RECONHECIMENTO DE DIREITOS NAS PRÁTICAS SOCIAIS”. PALESTRANTE: PEDRO PAULO GASTALHO BICALHO - DOUTOR EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. 

17:45H - DEBATES

18H – LANÇAMENTO DE LIVROS

18:30H - PALESTRA MUSICAL: “ARTE E DIGNIDADE”. SALOMAO HABIB. VIOLONISTA, ARTE- EDUCADOR E PESQUISADOR.

05/12/13

09H – FÓRUM “POPULAÇOES TRADICIONAIS E DESAFIOS À PROTEÇAO DE DIREITOS”. PALESTRANTES: ELIANE MOREIRA - DOUTORA EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TRÓPICO ÚMIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; MOVIMENTOS SOCIAIS
.
10:30H - DEBATES

10:45H – INTERVALO 

11:00H - FÓRUM “TRABALHO ESCRAVO E A LUTA PELO DIREITO À MORADIA”. PALESTRANTES: VALENA JACOB - MESTRE EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; SOCIEDADE PARAENSE DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS; DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS.

12:00H – DEBATES

14H - FÓRUM “GRAVES VIOLAÇOES AOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”. PALESTRANTES: CELINA HAMOY - ESPECIALISTA EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. ADVOGADA DO MOVIMENTO REPÚBLICA DE EMAÚS; FCDA - FÓRUM ESTADUAL DO DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 

15:30H – DEBATES

15:45H - INTERVALO

16H - FÓRUM “CONFLITO AGRO-AMBIENTAIS, RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL E A VIOLAÇAO AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS”. PALESTRANTES: JOSÉ BENATTI - DOUTOR EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TRÓPICO ÚMIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; LÚCIO FLÁVIO PINTO – JORNALISTA E SOCIÓLOGO; MOVIMENTOS SOCIAIS.

17:30H – DEBATES

17:45H – INTERVALO
18H – CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO “LA SITUACIÓN DE LOS DEFENSORES DE DERECHOS HUMANOS EN LATINOAMÉRICA”. CONFERENCISTA: COMISSAO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS: MARIO LOPEZ GARELLI.

19H – DEBATES.

PROGRAMAÇAO - “III CONGRESSO INTERNACIONAL DE JUSTIÇA GLOBAL E EDUCAÇAO EM DIREITOS HUMANOS NA AMAZÔNIA”

06/12/13

09H- CONFERÊNCIA INAUGURAL: “O PLANO NACIONAL E AS DIRETRIZES NACIONAIS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS:DESAFIOS À IMPLANTAÇÃO". PALESTRANTE: AIDA MONTEIRO - DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

10H- DEBATES

10:15H- INTERVALO 

10:30H – MESA REDONDA “DESAFIOS DA EDUCAÇAO EM DIREITOS HUMANOS PARA O BRASIL E A AMÉRICA LATINA”. SALOMAO HAGE - DOUTOR PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE DE WISCONSIN-MADISON, ESTADOS UNIDOS; CELMA TAVARES – DOUTORA PELA UNIVERSIDADE DE SALAMANCA.

12:00H- DEBATES. 

14H- MESA REDONDA “CLÍNICA POLÍTICA DE ESCUTA E O ENFRENTAMENTO ÀS VIOLAÇOES DE DIREITOS”. PALESTRANTES: DOLORES GALINDO – DOUTORA EM PSICOLOGIA SOCIAL PELA PUC/SP; FLÁVIA LEMOS - PSICÓLOGA, DOUTORA EM HISTÓRIA CULTURAL PELA UNESP.

15:30H- DEBATES

!5:45H- MESA REDONDA “UNIVERSALIDADE, CULTURALIDADE E DIREITOS HUMANOS”. EMMANUEL ZAGURY TOURINHO – DOUTOR EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; ERNANI CHAVES – PÓS-DOUTOR EM FILOSOFIA PELA BAUHAUS UNIVERSITÄT WEIMER.

17:00H- DEBATES. 

17:15H – INTERVALO

17:30H – CONFERÊNCIA “PROTEÇAO MULTINÍVEL DE DIREITOS HUMANOS, LEGITIMIDADE DA JURISDIÇAO CONSTITUCIONAL E RECONHECIMENTO DE DIREITOS NAS PRÁTICAS SOCIAIS” CONFERENCISTA: PAULA ARRUDA - DOUTORA EM DIREITOS HUMANOS PELA UNIVERSIDADE DE SALAMANCA.

18:15H – DEBATES 

18:30H – LANÇAMENTO DE LIVROS

18:45H – CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO: “LOS DESAFÍOS PARA LA PROTECCIÓN DE LOS DERECHOS HUMANOS Y LA REFORMA DEL SISTEMA INTERAMERICANO”. COMISSAO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS: MARIO LOPEZ GARELLI.

19:30H – DEBATES

07/12 

08-12H – CURSO “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS”. CELMA TAVARES – DOUTORA PELA UNIVERSIDADE DE SALAMANCA. VAGAS LIMITADAS: 15 PARTICIPANTES.

INSCRIÇOES: WWW.LAJUSA.UFPA.BR/ 
Inscriçoes para o Congresso do Lajusa Amazonia pelo site:http://www.lajusa.com.br/st/index.php/congresso-2013-justica-global

CONTATO: LAJUSA@UFPA.BR 
PALESTRAS E FÓRUNS: 40 HORAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
INVESTIMENTO: 
DISCENTES: R$ 12,00
PROFISSIONAIS: R$ 22,00
CREDENCIAMENTO CONTÍNUO. CERTIFICADO COM 75% DE ASSISTÊNCIA.

ATUALIZAÇAO DA PROGRAMAÇAO PELO FACEBOOK: @LAJUSA

COORDENAÇAO CIENTÍFICA:
PAULA ARRUDA
COMISSÃO ORGANIZADORA
Letícia Donza
Gleice Kelley
Leiciane Madalena
João Taveira
Bianca Porto
Daiane Gasparetto
André Benassuly Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário