sábado, 5 de outubro de 2013

Vigília e Ato destacam a Saúde Mental em Belém. Participe!

Publicado em: http://crp10.org.br/



Nos dias 10 e 11 de outubro, o Movimento de Luta Antimanicomial do Pará promove uma programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro). Serão dois momentos nos quais será destacada a situação atual da saúde mental no município de Belém. A programação tem o apoio do Conselho Regional de Psicologia 10° região PA/AP e tem início com a Vigília que terá o tema “Saúde Mental em Belém: Diga não ao abandono”.

Às 16h, será realizada a concentração em frente à Casa Mental da Criança e do Adolescente – Capsi (Av Alcindo Cacela, 1231. Nazaré), que seguirá até a Casa Mental  do Adulto CAPS III (Av José Malcher, 930). Lá, a mobilização ficará até às 21h, com diversas atrações culturais: peças teatrais e apresentações musicais com participação de usuários, familiares e profissionais que atuam na saúde mental no município.
“Queremos chamar a atenção da sociedade para o estado de abandono que se encontra a saúde mental, que em oito anos ficou sucateada, com péssimas estruturas de atendimento, e desvalorização do profissional, por exemplo”, explicou a coordenadora do Movimento de Luta Antimanicomial, Ester Souza.
Ato
No dia 11 de setembro, às 9h, será realizado um ato na Praça Felipe Patroni, em frente ao Ministério Público, onde ocorrerá julgamento de Ação Civil Pública contra o município de Belém pela situação do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e outras Drogas.

Um comentário:

  1. Questionar as práticas de Saúde Mental é vigiar para que práticas cruéis de controle social realizadas durante séculos não sejam repetidas hoje, mas não só isso, é não se contentar com a situação de abandono das atuais Políticas Públicas de Saúde Mental! Depois de tanta luta para mudar o descaso no tratamento da loucura em Asilos e depósitos humanos, não é justo cessar a essa altura do campeonato. O movimento deve continuar e eventos assim são fundamentais para isso. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir