segunda-feira, 22 de abril de 2013

Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio

O grupo Trans recomenda a leitura do artigo "Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio" das autoras: Flávia Cristina Silveira Lemos (Coordenadora do Grupo Transversalizando) e Dolores Cristina Gomes Galindo. 

ResumoO presente artigo versa sobre a política denominada pela UNESCO de educação para uma cultura de paz, pela qual jovens pobres do Brasil são dirigidos a projetos e programas de esporte, teatro, dança, música, lazer e profissionalização, nos espaços da escola, mediados por organizações diversas. Utilizam-se as referências de Michel Foucault para interrogar as práticas derivadas dessa política e criticar o que este organismo denomina de educação para a paz como maneira de lidar com as situações de violência e prevenir futuras guerras, revoltas sociais e dissidências políticas. Por fim, tentamos propor uma prática agonística voltada a romper com os trajetos estabelecidos e questionamos a possibilidade de trabalhar esteticamente, pela escola e pela educação escolar, em caminhos éticos e políticos com jovens.

Para ter acesso ao texto completo em PDF é só clicar no link abaixo:

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