terça-feira, 19 de março de 2013

Convite para Defesas de Trabalho de Conclusão de Curso

O grupo Transversalizando convida-os para as Defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso: 

1- Título: Artigo 228: Análise de PECs sobre a justifictiva da redução da maioridade penal.
Autora: Fernanda Teixeira Neta

Banca examinadora: Flávia Lemos (orientadora); Ana Carolina Franco (co-orientadora); Pedro Paulo Piani (avaliador); Ellen Aguiar (avaliadora).

Data: 21 de março de 2013 às 11h. 

Local: Sala de Aula do Programa de Pós Graduação de Psicologia (PPGP), localizada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA).


Resumo:
Sabendo-se que se vive em uma sociedade, a qual está caminhando em um processo de
subjetivação pela racionalidade securitária demandando medidas repressoras e punitivas
a fim de conter a violência; e que um dos atores principais propagados como causadores
dessa violência são os jovens, sobretudo, os pobres e negros, recaindo sobre estes medidas
de recrudescimento penal. Este trabalho buscou analisar, a partir do método genealógico
de Michel Foucault, as justificativas presentes nas Propostas de Emendas Constitucionais
à Constituição Federal as quais propõem a redução da maioridade penal. Nesta pesquisa
foram analisadas seis propostas que tramitam no Senado Federal. Os aspectos mais
salientes e recorrentes que justificam a redução da maioridade penal referem-se ao fato de
que tais documentos tomam o ECA como uma legislação que não pune exemplarmente; de
que os adolescentes já teriam completado o desenvolvimento maturacional, por isso, sabem
discernir o certo do errado; de que os mesmo têm amplo acesso às informações; e de que as
medidas socioeducativas são ineficazes.

Palavras-chave: Genealogia; Redução da Maioridade Penal; Criminalização da Pobreza;
Juventude.

2- Título: Educação infantil no Brasil - contextos e problematizações
Autora: Nathália Dourado 

Banca Examinadora: Prof. Dra. FLávia Lemos (orientadora); Profº Dr. Pedro Paulo Piani (avaliador), Msc. Vilma Nonato Brício (avaliadora)

Data: 21 de março de 2013 às 14h30.

Local: Sala de Aula do Programa de Pós Graduação de Psicologia (PPGP), localizada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Resumo:
Este trabalho é uma revisão da literatura sobre educação infantil, em periódicos da CAPES da área de Psicologia no período de 2002 a 2012. A educação infantil vem ganhando espaço na agenda mundial e importância nos últimos anos, resultado de lutas políticas e estudos desenvolvidos na área, além de efeito de uma política neoliberal implementada no Brasil recentemente. Verificou-se a necessidade de questionar quais são os saberes produzidos em regimes de verdade, e quais modos de subjetivação são desenvolvidos. O objetivo foi fazer um levantamento de artigos e analisa-los em seus contextos, problematizando-os. A análise foi ancorada em contribuições metodológicas de Michel Foucault. Encontrou-se 60 periódicos, dentre os quais foram utilizados 269 artigos sobre educação infantil. Analisamos regularidades discursivas, agrupando em eixos sobreo desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos em espaços educacionais infantis, a discussão sobre políticas de educação para a primeira infância e discursos emergentes. A produção bibliográfica deste tema cresceu a partir de 2009, trazendo temas pouco ou nada antes discutidos nos parâmetros adotados nesta análise, como homossexualidade, preconceito e discriminação racial. Em todos os anos há artigos relacionando a escola à questão do cuidado e brincadeiras como fundamentais para educação. Analisamos que a educação infantil é atrelada ao governo das condutas e coadunada aos interesses de organismos multilaterais, os quais influenciam diretamente na elaboração de políticas públicas para esta área.É importante mais pesquisas sobre o que é visibilizado enquanto efeito de verdade acerca deste tema, bem como pesquisar sobre práticas discursivas dos principais atores envolvidos neste processo.
Palavras-chave: Educação, infância, revisão de literatura.

3- Título: DIÁRIO DE BORDO IN BUST TEATRO COM BONECOS: a subjetividade na construção de personagens.
Autora: Anne Pina
Banca Examinadora: Flávia Lemos (orientadora); Psicóloga Adriana Macedo (avaliadora); Msc. Ana Carolina Franco (avaliadora).
Data: 21 de março de 2013 às 08h30. 
Local: Sala de Aula do Programa de Pós Graduação de Psicologia (PPGP), localizada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

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